29 de dezembro de 2009

Natal 2009

Meu natal foi bem diferente do que estava acostumado, mas foi um dos melhores!
Meu pai resolveu se vestir de "Papai Noel".
Todos já vestidos, saimos de carro.Pra onde? Ninguém sabia.
Saimos sem destino certo, sem um local fixo.
Iamos passar na casa de váriso amigos, tios e familiares, e onde estivéssemos na hora da meia-noite seria uma icógnita.
Saimos, chamando a atenção de várias crianças, adultos, e velhos na rua, afinal hoje já não temos um papai noel andando por ai.O único papai noel que conhecemos é o papai noel capitalista e comercial que estão presentes nos Shoppings.
Era imprecionante e maravilhoso ver as diferentes reações e a magia que esse bom velhinho desperta na sociedade.
Pessoas gritavam "Ho-ho-ho", pediam balas (e para as crianças meu "bom velhinho" entregava balas e pirulitos), buzinavam com seus carros, gritavam Feliz Natal,para mim, para minha mãe e para "aquele cara" (meu pai), mas que ninguém sabia quem era.No natal a sociedade deixa um pouco seu individualismo e mal humor de lado.Ficamos todos mais bonzinhos, talvez esperando um bom presente do Papai Noel.
Enfim, esse natal foi um natal especial, onde percebi a magia que essa data e esse tal Noel representa, infelizmente de forma equivocada e capitalista por muitos.
Vi muitas pessoas alegres com a presença do Noel, mas vi também pessoas sérias, indiferentes, solitárias e nem tão contentes assim.
Em resumo, passei a virada do dia 24 para o dia 25 na rua, dentro do carro, com minha mãe, meu papai noel e milhares de pessoas nas ruas e em suas casa.Passei indo de uma casa para outra, mas duas coisas que me chamaram muita atenção foi no trajeto a uma dessas casas, na rua.A primeira foram os lixeiros trabalhando aquela hora ainda, longe de seus familiares, mas festejando entre eles, e tendo a humildade e simplicidade de quando ver o Noel tirar a luva e ir cumprimentá-lo e desejar um feliz natal, talvez um dos mais sinceros.O outro fato foi parado em um semáforo e ver dois cidadãos, pobres, um deles pedindo dinheiro nesse semáforo àquela hora, demos uns trocados, mas dava para perceber que ele estava feliz por ser natal, e não por ter recebido aquelas moedas que não valem de nada, mas sim de ganhar um feliz natal, naquele semáforo e poder desejar um feliz natal para alguém. O outro cidadão que citei que estava presente, não estava nem se dando ao trabalho de pedir dinheiro aquela hora, apenas festejava e dava um feliz natal com um sorriso estampado no rosto. Foi o momento de maior emoção para mim e talvez os "Feliz Natal" mais sinceros que já recebi.Chorei nesse momento e percebi o quanto somos mesquinhos e reclamamos de barriga cheia.Enfim, foi um dos melhores, se não o melhor, Natal da minha vida e estou disposto a ano que vem ser o Duende ajudante do meu papai noel e tornar mais um natal mágico e inesquecível para muitos.

Feliz Natal (atrasado) e Feliz Ano Novo (adiantado) para todos!

3 comentários:

Maria Andrade disse...

Me emocionei barris. Queri que meu natal tivesse sido assim cheio de magia, mas infelizmente não foi.
Ainda estou presa ao natal capitalista e falso de parte da minha chamada família.
Bom ler esse texto e ver que em algum lugar ainda existem 'feliz natal' sinceros, e uma esperança de algo seja melhor no próximo natal. Sua família é iluminada, assim como você,giga.

Carol Mioni disse...

Giga que lindo!! Eu, de emoções faceis que sou, fiquei toda derretida com sua história de Natal, época tão especial e que perdeu o sentido pra mim há algum tempo... é em horas assim que o foguinho da esperança reacende esperando por um Natal melhor e mais sincero no ano que vem! Beijos!

Weber disse...

Mano... só agora, meses depois, vi o que escreveu.

Do caralho!!! Não sabia que tinha sido assim seu Natal.

Espero que todos possamos fazer o dia-a-dia (não só o Natal) melhor para pessoas que nunca vimos antes.

Abraçãozão